PORTUGAL
PORTUGAL
A Transformação Digital na Otimização da Gestão das Empresas
Data da Conferência: 2020-01-16
A PSO - Knowledge & Communication é uma entidade com 12 anos de atividade e que promove diversos fóruns de conhecimentos de vários quadrantes, nomeadamente no campo da economia, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

No início de 2020, teremos 2 grandes fóruns em Portugal, sendo um em Lisboa e outro no Porto. O fórum do Porto receberá, entre outros oradores, o distinto Economista português, de seu nome Sérgio Rebelo, e o consagrado Professor e Business Angel, Pablo Soler Bach, num encontro único, onde haverá, no primeiro painel, uma partilha de experiências entre entidades diversas e, no segundo painel, um debate entre outras entidades.

O objetivo deste fórum é juntar vários experts, nacionais e internacionais, e proporcionar um espaço de reflexão conjunta para se projetar e debater os grandes desafios empresariais nesta nova era (cada vez mais) digital.

Local da Conferência: AEP - Associação Empresarial de Portugal. Morada: Av. Dr. António Macedo, 196 4450-617 Leça da Palmeira

Principais Oradores

Sérgio Rebelo

Atualmente, é o Tokai Bank Distinguished Professor of International Finance da Kellogg School of Management. Foi também diretor do Departamento de Finanças na Kellogg School of Management. Antes de pertencer à Kellogg, foi professor na University of Rochester e na Universidade Católica Portuguesa. Faz investigação no domínio da Macroeconomia e das Finanças Internacionais, tendo estudado as causas do cíclico económico, o impacto das políticas económicas sobre o crescimento económico e as fluctuações cambiais. Recebeu bolsas da Sloan Foundation, do National Bureau of Economic Research, da National Science Foundation e do Banco Mundial. É igualmente membro da Econometric Society, do National Bureau of Economic Research e do Center for Economic Policy Research.

Esteve no corpo editorial de várias revistas, incluindo a American Economic Review, a European Economic Review, o Journal of Monetary Economics e o Journal of Economic Growth. Ganhou o Prémio Ciência da Fundação Gulbenkian em 2008 e o Martin E. and Gertrude G. Walder Award por excelência na investigação em 2013. Foi consultor do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, do Board of Governors do Federal Reserve System, do Banco Central Europeu, do McKinsey Global Institute, do Global Markets Institute da Goldman Sachs e de outras organizações. Sérgio Rebelo doutorou-se em Economia na Universidade de Rochester.

Expectativas para a palestra: 

Sérgio Rebelo explanará como é que toda a transformação digital poderá estar ligada a uma ótica de otimização da gestão das empresas à luz dos assuntos mencionados e numa forma de união entre o modelo de trabalho tradicional e a era digital. As novas tecnologias digitais estão a alterar de forma profunda o mundo dos negócios e o domínio destas tecnologias requer a capacidade de atrair, reter e motivar colaboradores com grande talento. Nesta sessão, será importante perceber quais as oportunidades que as tecnologias digitais em geral e a inteligência artificial em particular trazem para as empresas, sendo que também serão abordados novos métodos de gestão de talento baseados na investigação sobre psicologia positiva.

Hoje em dia, as abordagens convencionais para o setor económico estão muito ligadas ao facilitar o investimento privado e ao implementar políticas económicas bem concebidas e estáveis. Para percebermos quais são os setores mais promissores, precisamos de analisar bem os preços e recorrer ao “reshoring.” Para abordagens menos convencionais, é necessário saber de onde é que vêm as ideias de negócios, qual a importância da transmissão no comportamento do investimento, entender o papel do governo no financiamento da inovação, verificar o financiamento das ciências básicas e, muito importante, expor os jovens às tecnologias de ponta.

Mas, para “plantar” estas sementes da prosperidade, é necessário entender a importância das políticas económicas bem escolhidas e estáveis, do relevo que o comércio internacional tem, do quão vital é ter um setor financeiro sólido e eficiente e, por fim, perceber de onde é que podem vir as ideias (por exemplo, será importante haver investimento em investigação científica, mostrar aos jovens as tais tecnologias de ponta e ter o governo como uma espécie de “catalisador de ideias”). 

Pablo Soler Bach

Professor Associado da IE Business School. Pablo é um Business Angel, sendo, atualmente, consultor e conselheiro para corporações e start-ups e, como um Business Angel, investe em projetos em diferentes áreas, como fintech, e-travel, tecnologia jurídica, tecnologia imobiliária, gamificação ou media. É um mentor Fintech no acelerador europeu Startup Bootcamp, bem como no Acelerador Finnovista, centrado principalmente na Espanha e na América Latina.

Expectativas para a palestra: 

Pablo Soler Bach explorará algumas das principais tendências das Fintech e das Reghtech globalmente, a partir de três pontos de vista principais: tecnologia, investimento "inteligente" e oportunidades de carreira.

Facilitado pelo aumento da conectividade e evolução de novas tecnologias, como o Big Data, Inteligência Artificial, block chain, segurança cibernética, cloud, redes móveis ou até mesmo IoT (Internet of Things – Internet das Coisas), novos modelos de negócios e muitas vezes revolucionários estão a aparecer na área financeira, uma indústria que é principalmente orientada por dados e tem, atualmente, menos barreiras à entrada do que alguma vez teve. Bilhões de dólares corporativos, de Capital e PE, estão a ser investidos em start-ups em todo o mundo, criando dezenas de milhares de novos empregos e lançando iniciativas com potencial impacto global, como moedas criptográficas e Libra.

Enquanto isso, tenta-se desenvolver novas capacidades por meio de aquisições ou alianças, ou desenvolvendo e apoiando aceleradores e incubadoras, num ecossistema de negócios próspero, rico e complexo. 

Programa Provisório

08h45 – 09h15 REGISTOS E BOAS-VINDAS

09h15 – 09h30 SESSÃO DE ABERTURA (Por definir - Convidado Institucional)

09h30 – 10h15 A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DAS EMPRESAS: VISÃO DE SÉRGIO REBELO - Kellogg School of Management (Professor)

10h15 – 11h15 PAINEL I – A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DAS EMPRESAS
  • Fernando Reino da Costa – Unipartner IT Services (CEO)
  • Pedro Neto – Universidade de Coimbra (Diretor da Unidade Robótica)
  • Tiago Gomes – Azevedos Indústria
  • Rogério Nunes – Grupo Amorim (Advisory Board)
Moderação: Por Definir

11h15 – 11h30 COFFEE-BREAK

11h30 – 12h00 ERA FINTECH: UM MUNDO DE OPORTUNIDADES: VISÃO DE PABLO SOLER - IE University (Professor)

12h00 – 13h15 PAINEL II – ERA FINTECH: UM MUNDO DE OPORTUNIDADES - DEBATE
  • Gaspar D’Orey – Dott (CEO)
  • Nuno Miller – SONAE (Chief Digital & Information Officer)
  • Simão Cruz – Portugal Fintech (Cofundador)
  • Andreia Madeira – BBVA (Head of Open Innovation at Portugal)
  • Helena Gouveia – ISQ
Moderação: Susana Marvão – Jornal Vida Económica (Jornalista)

Nota: As sessões serão realizadas em Português com tradução simultânea em Inglês, se necessário.
Partilha nas Redes Sociais
© PSO - Serviços de Consultoria, Lda. - Direitos Reservados.