CONFERÊNCIAS
CONFERÊNCIAS
Desafios da Transformação Digital que a Banca enfrenta
Data da Conferência: 2020-01-23
A PSO - Knowledge & Communication é uma entidade com 12 anos de atividade e que promove diversos fóruns de conhecimentos de vários quadrantes, nomeadamente no campo da economia, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

No início de 2020, teremos 2 grandes fóruns em Portugal, sendo um em Lisboa e outro no Porto. O fórum de Lisboa irá retratar aspetos relacionados com as mais recentes incursões das fintechs emergentes e o alinhamento destas na lógica da equação do ecossistema “financeiro-tecnológicas” e entidades tão distintas como as reguladoras e institucionais. O key-note speaker será Chris Skinner: autor, analista, comentador, orador e, principalmente, um visionário do setor financeiro. Ele irá analisar a integração das Fintech (ou Techfin, como irá ser analisado) no ecossistema bancário e digital à luz dos avanços modernos.

Teremos 2 painéis com oradores de renome e conceituados que irão abordar temas focados, no primeiro painel, na cadeia de valor que as fintechs trazem ao paradigma financeiro e, no segundo painel, o setor bancário irá abordar vários aspetos sobre o novo modelo de negócios e quais as conclusões que podemos retirar desse mesmo modelo.

Local da Conferência: Fintech House Lisboa Morada: Praça da Alegria 22, 1250-217 Lisboa

Principais Oradores

Chris Skinner

Além de ser considerado um visionário do seu setor, entre outros destaques, recentemente foi eleito Game Changer of the Year e Financial Markets Advisor of The Year pela Finance Monthly, CEO of the Year pela CV Magazine, FinTech Speaker of the Year pela TMT Global e foi assessor da Casa Branca, do Banco Mundial e do Fórum Económico Mundial.

O foco, durante a sua apresentação, estará em perceber qual é a integração das techfin no ecossistema bancário digital e humano do amanhã, considerando, numa primeira instância, diversas lições sobre bancos que estão a realizar esta transformação digital da maneira correta e, numa segunda instância, focar-se-á na diferença, já abordada, entre Fintech ou Techfin. Terminará esta palestra com uma visão sobre o futuro da banca e da estrutura dos bancos para o futuro.

John Schlesinger

É arquiteto-chefe da Temenos, sendo que já liderou a arquitetura empresarial na Atos Consulting e, antes disso, alternou entre arquiteto-chefe de uma empresa de software com um trabalho como consultor. Começou a sua carreira na IBM depois de se formar em Física e Filosofia em Oxford. Ao longo dos anos, tem executado projetos de integração nos mercados de capitais, bancos de retalho e seguros. John Schlesinger irá concentrar-se numa Paper Discussion logo após a apresentação que teremos do nosso key-note speaker.

Bruno Guicardi

Presidente da CI&T, formou-se na Universidade de Campinas no Brasil com uma licenciatura em engenharia da computação e é defensor das metodologias Agile e Lean. Foi pioneiro na aplicação de tecnologias e métodos avançados em iniciativas de transformação digital, sendo que cofundou a CI&T em 1995 e, desde então, liderou a empresa através de ondas contínuas de inovação e crescimento – atualmente apresenta uma equipa com mais de 2.700 pessoas em operações globais estratégicas na América Latina, América do Norte, Europa e região Ásia-Pacífico. É igualmente um orador frequente em eventos de tecnologia. Neste caso, irá fazer representar-se no nosso primeiro painel e abordar qual o valor que as Fintech têm dentro do novo paradigma financeiro existente.

Programa

08h45 – 09h15 REGISTOS E BOAS-VINDAS

09h15 – 09h30 SESSÃO DE ABERTURA – Hélder Rosalino – Banco de Portugal (Administrador)

09h30 – 10h00 Integração das Techfin no Ecossistema Bancário Digital e Humano do Amanhã: Visão de Chris Skinner – 11:FS (Diretor Não-Executivo)

10h00 – 10h15 Paper Discussion – John Schlesinger – Temenos (Chief Enterprise Architect)

10h15 – 11h00 PAINEL I – Visão Geral da Cadeia de Valor das Fintech dentro do novo Paradigma Financeiro
  • Bruno Guicardi – CI&T (Presidente e Cofundador)
  • Marta Palmeiro – Portugal Fintech (Board Member)
  • Ricardo Macieira – Revolut (Country Manager Portugal)
  • Ricardo Madeira – Crédito Agrícola (Diretor de Digital e Inovação - Responsável por Moey)
  • Andreia Madeira – BBVA (Head of Open Innovation at Portugal)
Moderação: André Mestre – Microsoft (Account Executive e Professor na Nova IMS) & Diogo Pereira Duarte – Abreu Advogados (Partner e Professor na FDUL)

11h00 – 11h15 COFFEE-BREAK

11h15 – 13h00 PAINEL II – Visão do Setor Bancário sobre o novo Modelo de Negócios

Abertura por Catarina Cardoso – Associação Portuguesa de Bancos (Diretora)
  • Maria João Carioca – Caixa Geral de Depósitos (Membro do Conselho de Administração)
  • Maria José Campos – Millennium BCP (Presidente do Conselho Diretivo)
  • Pedro Almeida e Silva – EuroBic (Administrador Executivo)
  • Leandro Silva – Banco Montepio (Administrador Executivo)
  • Sérgio Santos – Banco BPI (Diretor da Banca Digital)
  • Fernando Anton – Banco Santander Totta (Diretor de Operações Tec.)
  • João Dias – Novo Banco (Diretor Digital)
  • Manuel Ramalho Eanes – NOS (Administrador Executivo)
Moderação: Fernanda Teixeira – TVI e TVI24 (Jornalista)

13h00 – 13h15 SESSÃO DE ENCERRAMENTO – Manuel Caldeira Cabral – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (Membro do Conselho de Administração)

13h15 ALMOÇO PARA OS ORADORES/MODERADORES DO FÓRUM
 
Nota: As sessões serão realizadas em Português com tradução simultânea em Inglês, se necessário.
Partilha nas Redes Sociais
© PSO - Serviços de Consultoria, Lda. - Direitos Reservados.