NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

O evento Green Shipping Challenges, uma colaboração entre a PSO e a KPMG portugal, surge como um farol de reflexão e ação no cenário atual da crise climática. Com um foco nos desafios do setor marítimo, este encontro procura debater e impulsionar uma transição verde.

Numa sociedade cada vez mais consciente da urgência das mudanças climáticas, o setor marítimo enfrenta desafios complexos. Desde a redução das emissões de carbono até a adoção de práticas sustentáveis de transporte, há uma necessidade premente de adaptar e reformular as operações marítimas para enfrentar os problemas climáticos de forma eficaz.

O evento Green Shipping Challenges oferece uma plataforma para a troca de ideias, experiências e melhores práticas. De debates sobre tecnologias emergentes, a discussões sobre regulamentações ambientais, os participantes são convidados a explorar novas abordagens e colaborar na busca por soluções inovadoras.

Os participantes demonstram um compromisso claro com a sustentabilidade. Este evento não destaca apenas os desafios enfrentados pelo setor marítimo, mas também catalisa a ação coletiva necessária para moldar um futuro mais verde e resiliente para o transporte marítimo global.

Estendemos ainda os nossos sinceros agradecimentos à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) pelo apoio na realização do evento. Também queremos expressar nossa gratidão a todos os oradores e moderadores que compartilharam os seus conhecimentos e experiências valiosas durante as sessões do evento. Estas contribuições foram importantes para enriquecer as discussões e promover um diálogo construtivo sobre os desafios e oportunidades no setor marítimo com base na transição verde.

Um agradecimento especial ao Secretário do Estado e do Mar, José Maria Costa, pela sua presença e apoio a iniciativas que visam impulsionar a sustentabilidade e a inovação no setor marítimo. O seu envolvimento fortalece ainda mais o compromisso coletivo com um futuro mais sustentável e resiliente para o transporte marítimo.


 

Inscreva-se aqui

9ª edição do Forum Governance Angola 

A PSO Knowledge and Communication está a organizar em conjunto com a KPMG um evento denominado ‘Corporate Challenge – Na era do ESG quais os desafios que o sector financeiro angolano enfrenta?’
 
A iniciativa irá decorrer no próximo dia 31 de Maio de 2023 entre as 9h e as 13h, no Museu da Moeda – Auditório Saidy Mingas - e contará com a participação de uma oradora do Banco Central Europeu, do Banco Nacional de Angola e de outros reguladores angolanos bem como de algumas das principais instituições financeiras bem como com uma apresentação inicial da KPMG.
 
O objetivo desta Conferência será abordar os aspetos relacionados com o ESG como forma de dinamizar e desenvolver o mercado de capitais e dar uma visão sobre o posicionamento das instituições financeiras angolanas ao nível do Governance, essencialmente em resultado da implementação do Aviso nº 1/2022 do BNA.

 

Com a presença de Pedro Machado do ECB /Single Resolution Board, arranca já no próximo dia 09/5 pelas 14h30 no auditório da Fintech House em Lisboa a primeira iniciativa "SRB Talks" que irá permitir analisar os grandes desafios da regulação bancária europeia no contexto dos acontecimentos mais recentes de intervenção/ resolução bancária mundial.

Além da intervenção do responsável europeu, dois reguladores nacionais , respectivamente bancário e de mercado de capitais darão a sua visão juntamente com diversos COO's e Head of Digitals de vários bancos moderados por especialistas de tech de várias consultoras que no conjunto darão um  testemunho inédito sobre o impacto dos "Management Information Systems" na prevenção dos colapsos financeiros indissociável da era Tech Fin, InsurTech e RegTech cuja  disrupção digital é incessante.

 
Inscreva-se aqui
8ª edição do Forum Governance Cabo Verde traz a cidade da Praia a 10/03 4 oradores internacionais.

Comunicado de Imprensa - Praia 23-02-2023

Cerca de 12 quadros representantes do sector financeiro nacional e internacional irá debater na cidade da Praia as mais recentes normativas mundiais de Governance que os actores do sector financeiro em Cabo Verde devem implementar ao abrigo dos princípios ESG (tradução que adaptada para o nosso ambiente se poderá traduzir por Ambiente Sustentabilidade e Governança.

A realização desta iniciativa prevista para 31/03 na Cidade da Praia sob responsabilidade da PSO Knowledge ira ser uma oportunidade única de assistir ao debate sobre o tema em causa proferido através de uma visão por parte de Pedro Machado do Comité de Estabilidade Bancária do Banco Central Europeu assim como diversos quadros bancários e Ana Semedo da Autoridade Geral Mercado de Valores Mobiliários a que se seguirão 2 painéis específicos.

Governança Corporativa ou governo das sociedades e empresas  no sistema bancário será analisado ao abrigo do últimos desenvolvimentos a nível internacional e em particular europeu nesta área, e concluindo com um breve overview da situação da banca cabo Verdiana.

Recentemente a European Bank Authority publicou Normas Técnicas de Implementação (ITS) sobre as divulgações do Pilar 3 sobre riscos ambientais, sociais e de governança (ESG). Estas Normas propõem divulgações quantitativas comparáveis ??sobre a transição relacionada às mudanças climáticas e riscos físicos, incluindo informações sobre exposições a ativos relacionados ao carbono e ativos sujeitos a riscos crônicos e eventos agudos de mudança climática. Adicionalmente, incluem divulgações quantitativas sobre as ações de mitigação para as instituições que apoiam os seus clientes na transição para uma economia neutra em carbono e na adaptação às mudanças climáticas. Além disso, eles incluem um Green Asset ratio (GAR), que identifica as atividades de financiamento de ativos das instituições que são ambientalmente sustentáveis ??de acordo com a taxonomia da UE, como aquelas consistentes com o European Green Deal e os objetivos do acordo de Paris. 

Estabelecer este tipo de sistema não é um desafio isolado dos bancos, do governo, ou das autoridades de supervisão, mas sim um desafio partilhado entre todos, sendo primordial os pilares base de sustentabilidade dos princípios de Governance . Este ponto assim como os 

Os sistemas de proteção de investidores, serão analisados na génese dos pilares para a construção de um sistema financeiro transparente, bem organizado e disciplinado, tendo por base as melhores práticas de gestão. 

Para mais informações contactar …ou Rodrigo.moreira@pso.pt

https://www.youtube.com/watch?v=F7Tpt2HJ-S4

 
 
No contexto do ESG e sendo o ano de 2022 marcado pela publicação dos resultados dos Stress Climáticos e que serão analisados pelo regulador e BCE em primeira mão em Portugal no próximo dia 28/07 pelas 8h45 na Fintech House.

Banco Central Europeu (Sup) publicou esta semana os resultados dos Climate Stress Tests tendo avaliado 104 bancos da zona euro nos seguintes módulos.

Os bancos tiveram que fornecer informações “sobre:

(i) capacidades próprias de teste de estresse climático,


(ii) dependência de setores emissores de carbono, e

(iii) desempenho em diferentes cenários ao longo de vários horizontes de tempo.”

 
  • Os resultados mostraram que apenas 20% dos bancos até agora consideram o risco climático nas suas estratégias de empréstimo.
  •  
  • 60% dos bancos ainda não tinham uma estrutura de teste de stress de risco climático e 2/3 da receita do banco vem de setores de alta emissão.
RSFF até 26/07 para sustainable@pso.pt /Antonio Santos Lourenço 91 3106182
Fintech House: Praça da Alegria 22- 1250-217 Lisboa

 

 
Ficheiro:Flag of Sao Tome and Principe.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre
Com o intuito de promover a literacia financeira, a PSO Knowledge & Communication prevê realizar um conjunto de fóruns de empreenddorismo e economia circular pela primeira vez em São Tomé e Príncipe, o 4º País Africano na nossa agenda para 2022/2023.
No dia 24 de Maio 2022 decorreu em Lisboa o Fórum “BNPL – Buy Now Pay Later Challenges for Portugal” organizado pela PSO. Ficamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de discutir o futuro do BNPL e debater os seus desafios com alguns dos melhores líderes de pensamento do setor. Agradecimentos especiais aos palestrantes por seu envolvimento e pelos ótimos insights compartilhados durante este evento!
Debate sobre o Futuro do BNPL 
Desafios e Oportunidades para Portugal”
Lisboa 24 de Maio – Fintech House


Na senda da vanguarda do impacto dos payments que despertaram durante o Covid no contexto “Contactless” a era dos “3 clicks” com especial incidência na figura de grande relevo que representa o Buy Now Parcelário tão vulgarmente conhecido como o Pagamento a prestações muito em voga no Brasil, a PSO Knowledge & Communication organizar no próximo dia 24/5 uma sessão de esclarecimento á volta deste tema.
 
O Forum irá debater a essência deste conceito “Filho da era Open Banking” em que além da figura do Buy Now Pay Later juridicamente vista como um produto de crédito ou crédito ao consumo à luz da visão do regulador bem como os principais trilhos que se vislumbram num horizonte de expansão desta figura que dá cartas no norte da Europa onde a literacia financeira já se encontra num patamar muito avançado.
 
Portugal situa-se assim num patamar intermédio entre os países de cultura latina como o brasil e os países de cultura sendo que o debate irá ser um momento de esclarecimento muito interessante entre emitentes, comerciantes e o regulador.

Para mais informações contactar Rodrigo Santos Moreira 91 3106182
Debate sobre a liderança feminina e Oportunidades para as empresárias e empreendedoras
Visão pela União Europeia e Sharing Experiences para Portugal”
Porto 8 de Março – Palácio da Bolsa- Dia Internacional da Mulher
 
Reconheço a necessidade de dar visibilidade à causa da igualdade de género, é um custo a incorrer” referiu recentemente a Comissária Ursula Van Der Leyen.
É nesse contexto que a Comissária Luisa Prista responsável pelas oportunidades que se colocam às PMEs e empreendedoras dará a sua visão no Palácio da Bolsa sobre Mulheres em tecnologia e empresas– situação atual, alguns instrumentos Europeus a disposiçãoou PMEs, mulheres em tecnologia, e na transição verdenuma intervenção sobre à qual se juntam cerca de 12 oradores que ao longo de uma manha irão debater temas tão impactantes como o acesso ao financiamento, Mulheres Lideres e Impacto do Data. A iniciativa por parte da PSO Knowledge conta com o apoio da Associação Comercial do Porto , Iapmei, Porto Tech Hub, Camaras de Gaia e Porto Instituto de Empresa, Merck tem como objectivo promover junto das empresárias e lideres a dinâmica do conhecimento aos principais instrumentos de apoio à liderança e empreendedorismo . Contará com a presença de Filomena Roque Oliveira da Euronext, Luisa Prista, Presidente da Merck, Ana Teresa Lehman Ex Secretaria de Estado /FEP e Diana Antão, Vice Presidente da Porto Tech Hub. Serão também analisados os sub-temas sobre como criar melhor interação nos campos do European Entreprise Entreprerneurship Network, a falta de ecossistemas para as empresas se desenvolverem de forma mais coordenada, Smart Strategies” na Europa e impacto em portugal :Criação de valor acrescentado programa com fundos europeus , nacionais e  regionais (fundo coesão social nas áreas digitais manufacturing   e entrepreneurship,Ajudar numa transição mais Green guideline e suatatentavel criando mais valor acrescentado na cadeia
Acelerador e as start ups nacionais from here ro Where ?; Impacto ambiental e social  -quais as empresas que vingaram no mercado,Países liderados por mulheres durante a Covid tiveram melhor sucesso no impacto menos mau na economia / mulheres estão a ter impacto no digital, Financiamento no campo do female gender sera brutal -no capítulo dos programas para mulheres e projectos de economia social num novo mundo de equipas mistas devido ao momento de transição
Para mais informações contactar
Rodrigo.moreira@pso.pt ou www.psoglobal.com
Governance Challenges in Portugal
Responsável pela intervenção da Troika há 10 anos apresenta paper sobre desafios da economia portuguesa na próxima semana
Antigo Economista Chefe do FMI e Prof da LSE School, Poul Thomsen esteve exatamente em Portugal há 10 anos na senda do resgate pela Troika como consequência do colapso económico do pais. Uma década depois Thomsen vem no próximo dia 10 de Dezembro à Culturgest a convite do Think Tank PSO Global no âmbito da bi anual edição do Forum Financeiro Outllok (3ª edição) onde irá expor através de um paper uma retrospectiva económica dos últimos 10 anos e os desafios que se colocam.

O paper integra as géneses do seu futuro livro sobre o Impacto da Governance na Eurozone área. “Portugal tem vindo a ter um desempenho significativamente melhor do que outros países do hemisfério sul da europa como espanha ou itália na utilização dos recursos de recuperação economica concedidos pelas instituições de apoio para reduzir a sua dívida. “Apesar de desconhecermos o impacto do cenário Pós-Covid, tem sido notável observar a utilização de recursos como a bazuca sendo que Portugal enfrenta desafios consideráveis pela frente tais como a reforma laboral no contexto do mercado de capitais”

O mesmo responsável adverte que a nível europeu destacam-se ainda discrepâncias significativas entre o norte e sul da europa deixando o alerta de que o BCE por força de definir “targets” 

Inscreva-se em Conferências/Portugal/Governance
Openbankig um óbvio imperativo para bancos e utilizadores ?
 
Uma visão global analisada num primeiro painel por quadros financeiros, fintechs, professores e regulador sobre o impacto do Open Banking na sua estratégia, e operacionalidade de vida dos utilizadores e quais são os bancos que estão a desafiar a vanguarda tecnológica deste desafio cada vez mais impactante no limiar do pós covid!

It e Directores de Cloud irão marcar o 2 workshop que será caracterizado pela análise do Cloud e Não Cloud. Partilha de experiências dos Diretores de IT  tais como Carlos Moura Diretor de IT do Banco de Portugal  , Nuno Gama Diretor de IT do Banco CTT, Manuel Domingues CIO do Novo Banco e André Mestre da Microsoft.

O evento terá a abertura pela Drª. Tereza Cavaco, Directora de Departamento de Sistemas de Pagamentos do Banco de Portugal e de um representante do Ministério da Economia a ser designado.

Sexta-feira dia 19 de Novembro na Fintech House - Hybrid event. Caso tenha interesse em participar pode se registar em https:\\
psoglobal.com or geral@pso.pt /91 3106182 for lunch registration post event.
EVENTO BANKTECH-FINTECH

Após três meses de confinamento parecia difícil voltar a realizar uma conferência.Ainda que em moldes diferentes dos que estamos habituados o objetivo foi alcançado.
No dia 2 de Julho, neobanks, bancos tradicionais, software providers, académicos e gurus financeiros encontraram-se, virtual e presencialmente no auditório da Fintech House, para discutir o futuro da banca numa era pós Covid-19.

 
A conferência arrancou às três da tarde com a intervenção do Keynote speaker Pablo Soler da IE University, que nos falava desde Itália. Pablo Soler frisou a necessidade de  os bancos inovarem e que este deve ser um processo de raiz, isto é, afastado da estrutura tradicional. Tendo sempre em mente os interesses dos clientes e lealdade para com estes.

Seguiu-se Germain Bahri da Fidor, com uma breve introdução acerca de um novo e mais leve modelo de negócio, o modelo de plataformas e como este pode ser aplicado ao setor da banca. Germain Bahri juntou-se ao primeiro painel do dia feito totalmente online. Contou ainda com a presença de Bruno Macedo Fintech Evangelist da FiveDegrees, Sarunas Legeckas General Manager da N26 e como moderador o Cofundador da Portugal Fintech, Simão Cruz. Trocaram-se ideais sobre o futuro das fintechs e neobanks e debateu-se se no futuro possível uma colaboração destas entidades com os bancos tradicionais.

O segundo painel foi já em modelo presencial no auditório da Fintech House. Ao moderador André Mestre, juntou-se João Teles Sales Executive da Finastra Portugal, Simão Cruz (moderador no primeiro painel) e António Simões Pinheiro, Diretor do Banco Português de Gestão.

A fechar a conferência tivemos uma intervenção final do Professor Sérgio Rebelo da Kellogg School of Management. Melhor do que ler é mesmo ver, convidamo-lo a ir assistir à conferência.
ARTIGO DE OPINIÃO

Paulo Soares de Oliveira sobre a possibilidade de um novo modelo bancário pós Covid-19 no Jornal SOL. 
Veja aqui. 
PORTUGAL, FROM HERE TO WHERE? - 2019

Brett King, CEO e fundador da aplicação móvel de prestação de serviços financeiros "
Moven", autor de best-sellers como Bank 4.0 - Banking Everywhere, Never at the Bank, editado em agosto de 2018, e speaker de relevância mundial, será Keynote Speaker da segunda edição do Fórum Financeiro Outlook, que terá lugar em Lisboa, no dia 24 de maio de 2019.

A sua visão inovadora do sistema financeiro e, nomeadamente, dos serviços bancários da era digital, abre portas para a transformação da banca tradicional de balcão num serviço mais personalizado. Este será mais próximo dos clientes, tirando partido da tecnologia que já faz parte do dia-a-dia deles.

CONFERÊNCIA LITERACIA FINANCEIRA E SUPERVISÃO BANCÁRIA

A PSO – Knowledge & Communication organiza na cidade da Praia, na próxima sexta-feira, dia 8 de fevereiro, uma conferência sobre literacia financeira e supervisão bancária no atual contexto de integração e transformação digital.

A organização refere, em comunicado, que a conferência servirá para discutir os principais desafios que se colocam a Cabo Verde, nesta nova fase, tendo em conta que “nem o sistema financeiro nem a população cabo-verdiana podem assistir, indiferentes, às transformações que têm surgido”.

O evento contará com dois painéis compostos por representantes das mais importantes instituições financeiras de Cabo Verde, que irão colocar em perspetiva as novas normativas mundiais de supervisão face à realidade cabo-verdiana.

A nota refere que a sessão terá em cima da mesa as transformações digitais que têm acontecido em todo o mundo e que proporcionam um conjunto de oportunidades particularmente “para os países como Cabo Verde, cuja insularidade incentiva a adoção dos meios digitais”.

A temática da educação financeira será analisada na conferência, tendo em conta que esta  “tem o papel de esclarecer o modo de funcionamento do sistema bancário e as oportunidades que este oferece e a supervisão garante o seu bom funcionamento”.

A conferência conta com o apoio do Ministério das Finanças e da Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde e com o patrocínio da consultora PwC, Banco Interatlântico e Banco Comercial do Atlântico. Ao vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, estará entregue a abertura do encontro.

Prevê-se ainda a participação de líderes e quadros empresariais do sector financeiro de Cabo Verde, um leque de especialistas a nível mundial em supervisão bancária e literacia Financeira, como Pedro Machado, diretor de Serviços Jurídicos do Banco de Portugal, e Pedro Duarte Neves, presidente do Comité para a Proteção dos Consumidores e Inovação Financeira da Autoridade Bancária Europeia, bem como de alunos das áreas da economia e gestão empresarial.

© PSO - Serviços de Consultoria, Lda. - Direitos Reservados.